O Projeto * Transformando Cidadãos pela Prevenção *é uma proposta para prevenção e reinserção social, por meio da atendimento psicoterapêutico e psicossocial a jovens/adolescentes e criação do *Acolhimento em Espaço Aberto* (ações que não necessitam de espaços determinados, priorizando a abstinência de drogas, informações, acolhimento e encaminhamento para tratamento). Oferecer acompanhamento psicossocial a pessoas entre 12 e 30 anos e realizar ações de prevenção ao uso de drogas, promover a inserção social e melhoria da qualidade de vida dos usuários de substâncias psicoativas e em situação de vulnerabilidade visando a abstinência ao uso de drogas no Distrito Federal.
SECRETARIA NACIONAL DE POLÍTICAS SOBRE DROGASEXTRATO DE FOMENTO1. Natureza: Termo de Fomento nº 10/2021, registrado no Portal de Convênios do Governo Federal sob o nº 914725/2021 (processo SEI nº 08129.005075/2021-85).
MINISTERIO DA CIDADANIA
Termo de Fomento: 896620/2019
O Projeto *A Prevenção Transforma*é uma proposta para prevenção e reinserção social, por meio da capacitação de jovens/adolescentes e criação do *Acolhimento em Espaço Aberto*
A experiência da Transforme indica que existe grande dificuldade da pessoa usuária de drogas de integrar-se em atividades de geração de renda, tanto por ausência de qualificação profissional, quanto por despreparo dos ambientes de trabalho. Deste modo, torna-se necessário auxílio para que este processo se efetue com sucesso. Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPs) devem estimular a criação de projetos de arte, cultura e renda e organização de associações de usuários e familiares.
Diante do exposto, e através de parceria firmada com o CAPSi Centro de Atenção Psicossocial Infantil Sobradinho/SES-DF, propomos atender 200 (duzentos) jovens e adolescentes com transtornos decorrentes do uso ou abuso de substâncias psicoativas e prover a chance para essa população excluída de ser inserida na sociedade. As ações da Transforme são mais uma estratégia que vem integrar o espectro de possibilidades de prevenção e reinserção social para esta população visando à abstinência em relação ao uso de drogas com encaminhamentos para tratamento, informações, e outros cuidados com a saúde, uma vez que a forma que se dá o consumo da droga pode facilitar a infecção por diversas doenças, como as DST/HIV/AIDS, Hepatites Virais, Tuberculose, Leptospirose, entre outras.
Projeto Transformando a Vida pelo Trabalho
TF Nº 820913/2015
FUNDO NACIONAL ANTIDROGAS
Por intermédio de convenio firmado com o Ministerio da Justiça/SENAD, a Transforme implantou o projeto "Transformando a Vida pelo Trabalho" onde realiza cursos profissionalizantes e de qualificação a 200 (duzentas) pessoas entre 18 e 29 anos, ambos os sexos, com transtornos decorrentes do uso ou abuso de substâncias psicoativas assistidos pelo CAPs-AD/Rodoviária, na sede da instituição, visando à autonomia socioeconômica para promover oportunidades concretas de inserção no mercado de trabalho, contribuindo assim, para a convivência comunitária, autonomia, protagonismo, dignidade, acesso às políticas públicas, enfocando a inter-relação entre a empregabilidade, ocupação profissional, educação e o empreendedorismo.
Principais impactos do projeto até Dezembro/2016
O desenvolvimento das ações permitiu fortalecer a autonomia e emancipação do aluno, geramos alternativas concretas para a melhoria de suas vidas e de seus familiares, houve uma concreta mudança comportamental dos usuários, melhoria de auto-estima e responsabilização por seus atos. Os regastes de normas e regras morais de conduta, comportamento, respeito e limites. Foram aplicados os princípios gerais de cidadania, visando desenvolver o crescimento pessoal e profissional, objetivando sua aceitação e utilidade na sociedade, assim como, o atendimento às suas necessidades e às de sua família, fazendo entender a importância do trabalho para si, para a comunidade e para o país. Considerando que a mudança de comportamento é fruto de um processo complexo, ideológico, psíquico e afetivo que se realiza a médio e a longo prazo, é importante o investimento do Estado no desenvolvimento de ações e projetos contínuos, articulados entre família, educação, serviços de saúde e sociedade em geral. Neste sentido, as oficinas representaram o ponto inicial de um processo a ser complementado pela família, e por políticas sociais locais voltadas para os usuários de drogas. A eficiência do método utilizado nas ações realizadas no projeto demonstrou que o mesmo pode ser proposto como uma ferramenta de aproximação desse público, bem como contribuir para integralidade e e articulacao das redes intersetoriais (saúde, trabalho, educação, assistência social, cultura.
O Projeto *Prevenção e Cuidados que transformam* é direcionado a prevenção e ao uso abusivo de substâncias psicoativasO Projeto busca disponibilizar informação, quanto aos efeitos, em diversos âmbitos (orgânico, familiar, acadêmico, profissional e social) do uso de drogas lícitas e drogas ilícitas, com o objetivo de prevenir o uso e o abuso de tais substâncias psicoativas, objetivando contribuir para a redução do uso indiscriminado de substâncias psicoativas entre crianças, adolescentes e jovens no Distrito Federal buscando garantir o direito de receber assistência intersetorial, com encaminhamento para tratamento, acolhimento, serviços sociais e psicológicos, contribuindo assim, para a convivência comunitária, autonomia, protagonismo, dignidade e acesso às políticas públicas.