


Claudia Britto, presidente, e Lena Chaib, sócia fundadora em 2004
Como tudo começou
Em 1996, minha família se deparou com a dependência química. Termo pouco usado na época. Apesar de trabalhar no Programa Nacional de DST-AIDS, na Unidade de Drogas, pouco conhecia sobre a dependência química e as consequências dessa doença, que nos faria reféns em nossa própria casa.
Mal sabia eu que, por anos, todos os cômodos da casa estariam trancados, não poderíamos mais deixar a bolsa em cima da mesa da sala de estar, a chave do carro em cima do criado-mudo, a televisão, o som, o DVD, nada poderia estar acessível... Todo e qualquer objeto que pudesse ser furtado deveria estar guardado a sete chaves. Mas o pior ainda estava por vir. O ente querido sumido por dias, sem dar notícias... A família vagando de hospital em hospital e de delegacia em delegacia de Brasília. Esperando, por um milagre de Deus, que ele estivesse vivo!
Não fiquei de braços cruzados. Formei uma equipe com amigos de infância e procuramos os órgãos competentes, com a finalidade de criar uma entidade que ajudasse essas crianças e adolescentes a visualizar um futuro melhor, assim como suas famílias. Em busca de novos horizontes e de esperanças para quem não possuía a chance de um tratamento adequado gratuito, em 2001, fundamos a TRANSFORME.
Claudia Britto
Presidente

Deputada Distrital Rejane Pitanga
na Transforme em 2014

Senador Cristovam Buarque e Claudia Britto
na Sede da Transforme em 2010

Sua Alteza Real, princesa Anne da Inglaterra, e Claudia Britto na sede da Transforme em 2007.

Deputada Distrital Arlete Sampaio na Transforme em 2010


Além do trabalho ora colocado, a instituição desenvolve ações educativas na prevenção ao uso prejudicial de substâncias psicoativas e às DST/Aids, promovendo debates e eventos em escolas das redes pública e privada, tribunais estaduais e federais e junto à comunidade. Conta com o reconhecimento do Conselho de Entorpecentes (Conen/DF) e da Secretaria Nacional Anti-Drogas (Senad), e tem como principais parceiros o Programa Nacional de DST/Aids, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (CDCA /DF), os ministérios da Saúde, da Cultura, dos Esportes, o UNODC, a Unesco, o Grupo Violes (UnB), o Sesi e as fundações Sida Solidarite, Sasha Bruce e Partners of the Americas.

Pandemia COVID 19
Maio/2020
Em parceria com a GPS Foundation, a Transforme distribuiu 50 cestas básicas na primeira quinzena de maio/2020 a famílias carentes na região de Sobradinho II/DF. Com apoio desses parceiros conseguimos atender mais pessoas em nossa comunidade. Gostaria de destacar que a GPS Foundation reforça nesta parceria seu propósito de “valorizar vidas para transformar realidades” e buscam conjugar esforços no interesse coletivo e na promoção da proteção social dos brasileiros que mais precisam.
A Transforme e comunidade de Sobradinho II, agradecem a GPS Foundation que possibilitou a realização dessa ação.
Muito Obrigada!

Comitê de Washingthon - DC, Fund, Partners of America.
A convite da Fundação Partners of America, Cláudia Britto visitou Washingthon-DC, USA, em fevereiro deste 2010. Na ocasião, teve a oportunidade de conhecer a fundo o sistema para recuperação de adolescentes infratores, as medidas socioeducativas, o sistema de adoção a crianças e adolescentes e o acolhimento a menores em situação de rua e risco. Em consequência dessa visita, a Transforme implementou em Brasília o projeto-piloto Lugar Seguro em parceria com o CN/SESI

Claudia Britto discute sobre menores dependentes químicos na George Washington University, Washington-DC.

Cerimonia de posse dos conselheiros das organizações da sociedade civil para o mandato 2013/2014 do Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente
Ong Transforme, matéria da TV Globo em 2006
Ong Transforme, matéria Criança Esperança e
TV Globo em 2013

Claudia Britto, foi eleita conselheira Distrital de Direitos Humanos para o biênio 2016/2018.

Deputada Erika Kokay (C) entrega o diploma do título de Cidadã Honorária à homenageada, Cláudia Britto. Na mesa, ao lado da homenageada, a gerente de DST/Aids da Secretaria de Saúde do DF, Diva Castelo Branco; a coordenadora do Grupo de Pesquisa sobre Tráfico de Pessoas, Violência e Exploração Sexual de Mulheres, Crianças e Adolescentes (Violes-UnB), Maria Lúcia Leal; a fotógrafa Regina Barbosa; o empresário Marcelo Cunha e a advogada da Transforme, Dra. Patrícia Martins.
(Foto: Fábio Rivas/CLDF.)
Cláudia, da Transforme, agora é cidadã honorária de brasília
A cerimônia, em outubro de 2010, começou com um vídeo sobre a trajetória da homenageada e a história da entidade que, dede 2001, muda a vida de pessoas em situação de vulnerabilidade social e de violação de direitos. Além de oferecer tratamento psicológico e atividades terapêuticas.
A deputada Erika Kokay, presidenta da Comissão de Assuntos Sociais da CLDF, comandou a solenidade, que teve a participação de amigos, colegas de trabalho, colaboradores da Transforme e familiares de Cláudia.
“Tenho a grata satisfação de, com tantos escombros, onde dialogamos com tantas pessoas invisibilizadas, de ter cruzado com Cláudia”, afirmou Erika Kokay. “Cláudia resgata a condição de gente, de ser humano. Essa cidade devia esse título a Cláudia. Em nome de cada menino e menina atendidos, de todos que lutam contra a violação de direitos, é injusto não termos a segurança de que o trabalho terá continuidade, essa angústia por falta de recursos. Essa cidade precisa de Cláudia, que já é brasiliense há muito tempo. Só estamos formalizando aqui essa condição de cidadã de Brasília”, completou a deputada antes de entregar o título à homenageada.
Cláudia se emocionou ao falar da Transforme e das dificuldades para manter a entidade em funcionamento. “Percorremos todos os gabinetes desta Casa, convidamos todos os parlamentares. Erika foi a única a ir lá conhecer o projeto, ainda em seu primeiro ano do primeiro mandato de distrital. Erika nos ajudou e continua ajudando até hoje. A Transforme cresceu e vai crescer mais ainda com a ajuda de todos vocês. Obrigada!”, encerrou.
Matéria TV Globo, 2012.
ONG Transforme oferece tratamento de dependencia quimica, totalmente gratuito, em regime de internação para crianças e adolescentes em Brasília-DF.
ONG Transforme conta com convênio com o Ministério da Cultura para tratar crianças e adolescentes com dependência química. Matéria veiculada no Globo Comunidade, da Rede Globo, em 21/03/2010.
Evento para recepção de Sua Alteza, princesa Anne em 2009 na sede da Transforme
A ONG Transforme teve a honra de receber o Senador Cristovam Buarque, Deputada Federal Erika Kokay, Deputada Distrital Arlete Sampaio, Promotores e Concelheiros Tutelares de Brasilia em 2013